Bolsonaro alega que bancos não perdem dinheiro com PIX
O Jair Bolsonaro presidente do Brasil alegou nesta última terça-feira dia 30 de agosto, que os bancos do Brasil não estão perdendo dinheiro com o PIX, o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil em 2020.
Com esta fala, o presidente recuou de uma afirmação recente, onde dizia que o sistema PIX tinha sido uma “paulada” nos bancos do Brasil.
Vale ressaltar que o PIX é um sistema que deve ser integrado no futuro ao Real digital, uma espécie de CBDC a ser desenvolvida também pelo Bacen.
Bolsonaro volta atrás e diz que bancos não perdem dinheiro com o PIX
Segundo informações da Folha de São Paulo, o presidente Bolsonaro disse a apoiadores que o PIX não esta dando prejuízos aos bancos, que “não perdem quase nada” com este sistema de pagamentos instantâneos.
Em julho, ele alegou que uma carta a democracia assinada por banqueiros era uma retaliação a sua política da criação do PIX.
Porém, em um evento com presidenciáveis ele alegou que os bancos ganharam 6 milhões de usuarios depois da chegada do PIX, além de contar com mecanismos de não deixar cair seus lucros.
O novo discurso se alinha com o Roberto Campos Neto, o atual presidente do Banco Central do Brasil, que alegou que o raciocínio que mostra que bancos perdem com o PIX não faz muito sentido.
Ao mudar seu ponto de vista, Bolsonaro ainda disse que não pretende intervir nos bancos brasileiros, que acredita no livre mercado e na harmonia entre as instituições.
O BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.
Tags:
#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças #Banco #Bolsonaro #Pix #Bancos #Dinheiro