CZ da Binance é acusado de driblar reguladores
A Reuters editou um relatório na segunda-feira em sua seção de enquête intitulada “Como CEOs e consultores da Binance colaboraram para evitar reguladores nos estadosunidosdaamérica e no Reino Unido”. Na publicação, a empresa explora supostos esquemas usados pelo CEO do corretor Changpeng “CZ” Zhao para contornar regulamentações em todo o mundo especialmente nos Estados Unidos.
O CEO abordou as alegações no mesmo dia em um post no blog da Binance intitulado “Nossa resposta à última história da Reuters”, e um comunicado de imprensa foi enviado sobre o assunto.
Veja as principais alegações contidas no relatório e defesa do CEO:
Reuters acusa Changpeng “CZ” Zhao
O relatório lembra que há um ano, o departamento de Justiça dos estadosunidos lançou uma investigação de lavagem de dinheiro na Binance, visando “extensos documentos sobre políticas da Binance e a conduta de Zhao e outros executivos”, comunicou a Reuters em 1º de setembro.
O novo relatório da Reuters diz que revela novos detalhes sobre a estratégia da exchange de criptomoedas Binance de manter os reguladores sob controle e a interrupção contínua em seu programa de conformidade.
A matéria entrevistou 30 pessoas, entre ex-funcionários, consultores e parceiros de negócios, e auferiu milhares de mensagens intermediárias, e-mails e documentos entre 2017 e início de 2022.
De acordo com a Reuters, em 2018, Zhao aprovou o plano do tenente de “isolar” a Binance do escrutínio dos estadosunidosdaamérica criando uma nova exchange nos estadosunidosdaamérica.
A nova exchange desviaria a atenção dos reguladores da plataforma principal, servindo como uma “câmara de compensação para consultas regulatórias”, de acordo com a proposta descrita no relatório.
No início deste ano, a Reuters lembrou que a Binance foi acusada de alimentar um crescimento explosivo ao manter medidas frouxas de combate à lavagem de dinheiro e informar os reguladores.
“Falhas no programa de compliance permitiram que hackers, contrabandistas de drogas e fraudadores lavassem pelo menos US$ 2,35 bilhões em criptomoedas por meio da exchange”, acusa a Reuters.
A Reuters também revelou detalhes sobre a vida pessoal de CZ. De acordo com o relatório da agência O bilionário tem um filho com Yi He, ex-estrela de TV chinesa e cofundadora da Binance.
O relatório segue discutindo e retratando o CEO como um líder que aplica padrões que não são inofensivos ao ambiente corporativo. Entre elas estão as regras de confidencialidade e restrições ao acesso à informação no âmbito das atividades de corretagem.
De acordo com a Reuters, Zhao disse a seus funcionários que se anunciassem usando serviços de mensagens criptografadas e evitassem o e-mail o máximo possível.
“Mais tarde, a Binance dilatou políticas de privacidade para impedir que os funcionários revelem sua posição nas mídias sociais, discutam seu trabalho em público ou utilizem qualquer coisa da marca Binance.”.
Changpeng “CZ” Zhao se explica
O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, respondeu à reportagem da Reuters em um post no blog da Binance.
Como ele retruca, o corretor historicamente enfrentou desafios complexos como “poucos outros enfrentaram”. CZ disse que os desafios de crescer uma empresa de criptomoedas de uma pequena startup para uma empresa da Fortune 100 são múltiplos.
“Quando seu valor de mercado se multiplica exponencialmente em um curto período de tempo, não há nenhum livro didático sobre como crescer de uma pequena startup para uma organização da Fortune 100 imediatamente. Então, como muitas startups, a Binance tinha falhas”, diz ele.
O CZ diz que contratou mais de 4.000 novos funcionários, “muitos dos quais nas áreas de compliance, investigações e segurança”.
“A Binance é uma empresa muito diferente hoje do que quando foi fundada. Estamos trabalhando com reguladores de todo o mundo para reestruturar suas organizações e atualizar seus sistemas ”, disse ele.
“Fomos a primeira grande exchange a fazer KYC para todos os usuários de fora dos estadosunidosdaamérica para garantir que atendemos aos padrões internacionais.”
Em defesa da lavagem de dinheiro investigada dentro do corretor CZ diz que a Reuters não proveu os detalhes e não há provas concretas para apoiar as alegações.
“A Reuters notificou que a Binance foi usada como intermediária para lavar pelo menos U$ 2,35 bilhões em fundos ilícitos, mas não conseguiu 1 )fornecer detalhes sobre como esse número foi calculado e 2)destacar o fato de que isso representa menos de 0,1 % dos rendimentos fundos totais. fluindo pela Binance desde 2019”, diz CZ.
Embora o número da Reuters seja muito exagerado, de acordo com o CEO, ainda mencionar que a Binance é uma das instituições financeiros mais eficazes em manter fundos ilícitos fora da plataforma. “Temos tolerância zero para atividades criminosas.”.
Sobre as alegações sobre as regras de confidencialidade dos funcionários e informações sobre as relações pessoais do CEO, ele diz: “Este repórter da Reuters parece pensar que eu sou um líder ‘ amoroso ‘ e ‘ secreto ‘ que ‘ microgerencia funcionários ‘“.
“Na verdade, sou muito transparente sobre meu estilo de liderança e todo funcionário da Binance tem entrada aos ‘ princípios CZ ‘, um documento que publiquei para esclarecer meu estilo de liderança e atualizá-lo muitas vezes à medida que aprendendo coisas novas.”.
O BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.
Tags:
#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças #Banco #cryptocurrecy #CZ #Binance #Corretora #SEC #EUA #Exchange #Reguladores
TagsBinanceChangpeng ZhaoCorretora CriptoEmpresasInvestigaçãoRegulamentação criptoTradicional vs Cripto