Devido á decisões do Banco Central Europeu as Criptomoedas podem sofrer nova queda
A disputa contra a inflação está ganhando novos episódios em todo o mundo, principalmente na Região do Euro, que atualmente viu a sua moeda fiduciária ficar abaixo do dólar pela primeira vez em décadas. Estas decisões para tentar controlar a inflação podem trazer um impacto muito negativo para as criptomoedas.
O Banco Central Europeu divulgou um novo aumento da taxa de juros com a maior guinada na história daquela região, aumentando a taxa de juros por 75 pontos base.
Como foi dito por Steve Liesman durante o Squawk Box, da CNBC, o Banco Central Europeu entrou para o “clube dos 75” junto com outros países seguindo políticas parecidas para tentar controlar a situação financeira de suas economias.
Liesman também disse sobre alguns dos problemas relacionados a economia do local, como a recente crise de energia, a falta de gás natural vindo da Rússia e que o governo pode acabar subsidiando o gás para a sua população, que também pode ter uma reação inflacionária no futuro.
No início deste ano, desde o inicio de maio até final de junho, o Federal Reserve dos EUA fez varias medidas semelhantes, aumentando a taxa de juros em meio ponto percentual e novamente em 75 pontos base. Estes foram os maiores aumentos em períodos de mais de 2 décadas.
Criptomoedas e Tokens
O Banco Central Europeu acabou de fazer a mesma medida que o Fed tomou no primeiro semestre de 2022. Desde então o Bitcoin sofre para tentar se recuperar seus valores e falha em se manter acima dos U$ 20 mil.
Não é correto dizer que essa é certamente a causa da extensão do período de queda, mas é falado por especialistas como uma forte barreira para o Bitcoin subir.
A preocupação com a inflação e a dificuldade de todos de equilibrar as contas em períodos assim afastam os investidores de ativos mais arriscados e até mesmo das ações.
Desde o inicio de 2022, tanto as ações quanto as moedas digitais caminharam “juntos” mostrando uma correlação dentre os dois mercados (o que não é bom para o Bitcoin).
No passado, sempre que o Fed fazia decisões similares, o Bitcoin sentiu uma queda, no segundo ajuste de taxas do Fed em junho o Bitcoin caiu de U$22,5 mil para U$17,7 mil.
Como é de se pensar, a correlação entre o Bitcoin e as decisões do governo também deixa muitos questionando se a moeda digital realmente cumpre com o seu objetivo de ser uma forma de se livrar as decisões do governo.
O BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.
Tags:
#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças #Banco #UE #BC #Banco #Central #Analise